2022: um ano de muita luta

© Amanda Rocha/Survival

Este foi um ano turbulento e violento para povos indígenas em todo o mundo – mas também foi repleto de esperança e inspiração.

Denunciamos o genocídio de um povo com a morte do “último de seu povo” em Rondônia, ataques a famílias Maasai desarmadas na Tanzânia e o esforço contínuo do governo e de gigantes da mineração para expulsar os povos Adivasi de suas terras ancestrais na Índia. Mas, diante desses e de tantos outros ataques em 2022, os povos indígenas demonstraram extraordinária resiliência e coragem - como têm feito há séculos.

Este artigo foi originalmente criado para a nossa lista de e-mails. Assine para não perder nenhuma atualização do movimento global pelos povos indígenas.

Nossa organização – a sua organização – está ao lado deles há 53 anos e continua lutando diariamente para que governos, empresas e grandes ONGs de "conservação ambiental", em todo o mundo, respeitem os direitos, terras e vidas dos povos indígenas.

E, apesar dos enormes desafios, estamos vencendo mais batalhas do que nunca. Gostaríamos de compartilhar com vocês algumas vitórias de 2022:

  • Após intensa mobilização da nossa campanha por #DescolonizeAConservação, a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou uma lei inovadora para ajudar a impedir que o dinheiro público estadunidense financie violações de direitos humanos em nome da "conservação ambiental".
  •  Milhares de vocês enviaram e-mails exigindo #AssinaFUNAI e assinaram a petição #IsoladosOuDizimados pedindo a proteção de terras de indígenas isolados altamente vulneráveis ​​na Amazônia. A campanha triunfou contra todas as probabilidades, e vários desses territórios tiveram sua proteção renovada. A Survival também ajudou a expor uma trama secreta para abrir o território de um desses povos para exploração comercial e os responsáveis estão ​​agora sendo investigados.
  • Autoridades francesas suspenderam o financiamento para o Parque Nacional Kahuzi-Biega, no Congo, depois que ajudamos a expor atrocidades brutais cometidas contra os Batwa - o povo indígena que foi expulso de suas terras ancestrais para a criação do parque. 
  • A segunda Semana dos Povos Indígena Isolados da Survival, que ocorreu em junho, foi a maior semana de ativismo online na história da Survival. Você agiu em casos críticos em que indígenas isolados podem ser dizimados, enviando incríveis 21.000 e-mails de protesto aos governos responsáveis.
  • Trabalhamos juntos para trazer todas essas histórias para o mundo, inclusive por meio de muitos milhares de vocês, nossos apoiadores, postando e compartilhando nossas informações, participando e divulgando eventos ao vivo e virtuais, como as ações realizadas junto às linhas de metrô e trêm de São Paulo e ao Tate Modern em Londres. E também por meio de nossas parcerias com artistas como Cecília Vicuña e Claudia Andujar, que, através de suas exposições, levaram a milhares de pessoas testemunhos da linha de frente da luta indígena.
  • Após quatro anos de árduo trabalho contra as inúmeras políticas anti-indígenas de Jair Bolsonaro e seus aliados, percebemos que o movimento indígena resistiu com extrema força e também conseguiu avançar em diversas frentes. Podemos finalizar o ano com um pouco mais de esperança: almejamos que o governo Lula represente a transformação tão urgente e necessária da atual situação, e vamos pressionar diariamente por isso. 

A Survival é o seu movimento. É a expressão da conexão de dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo com os povos indígenas que arriscam – e muitas vezes sacrificam – suas vidas para defender suas terras. Eles fazem isso não apenas por si mesmos, mas pelas florestas, pelos rios, pela biodiversidade, da qual eles – e todos nós – dependemos.

Muito obrigado por nos acompanhar em 2022! Suas ações foram e são essenciais para que conseguíssemos essas conquistas e, se você desejar, pode compartilhar esse link para que seus amigos e familiares também se juntem ao movimento. Desejamos que 2023 seja um ano de ainda mais mobilização ao seu lado e junto dos povos indígenas por seus direitos, terras e vidas.

Survival - pelos povos indígenas, pela natureza, por toda a humanidade.

Compartilhe