7 ações do governo Bolsonaro que impulsionaram o genocídio indígena

Indígenas protestam em Brasília contra o Marco Temporal. Agosto, 2021. © Amanda Rocha/Survival

O genocídio indígena no Brasil iniciou em 1500 com a invasão europeia e teve um de seus ápices durante a ditadura militar. Agora, são quase quatro anos da pior fase desde a ditadura: o governo de Jair Bolsonaro, presidente que “declarou guerra" aos povos indígenas.

Reunimos aqui alguns dos inúmeros ataques do governo Bolsonaro aos direitos, terras e vidas indígenas.

Compartilhe cards com essas informações nas redes sociais: Twitter; Instagram; Facebook; Telegram.

Junte-se ao movimento global pelos povos indígenas clicando aqui.

1

Janeiro 2019

No seu primeiro dia de mandato, Jair Bolsonaro tenta colocar a FUNAI dentro do recém criado Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, sob o comando da pastora evangélica Damares Alves. Entre muitas coisas, Damares mente sobre indígenas matarem bebês e é acusada por indígenas Kamayurá de sequestrar uma criança da aldeia.

Após protestos e mobilizações dos povos indígenas e de seus apoiadores, a medida foi revertida.

2

Janeiro e março 2019

Bolsonaro tenta colocar a competência da demarcação de terras indígenas sob o Ministério da Agricultura e tenta extinguir o sistema de saúde indígena.

Ambas medidas fracassaram após protestos e articulações políticas.

Janeiro 2019 - presente

Bolsonaro defende, empodera e incentiva criminosos que invadem terras indígenas, inclusive garimpeiros e grileiros. Em 2021, o garimpo ilegal registrou a maior expansão em 36 anos.

3

Julho 2019

Bolsonaro coloca o delegado Marcelo Xavier como presidente da FUNAI. Além de ser anti-indígena e pró-agro, ele já havia agido a favor de invasores da Terra Indígena Marãiwatsédé (MT) e sido rejeitado em avaliação psicológica.

Desde então, Xavier agiu inúmeras vezes contra os direitos indígenas, exonerou indigenistas de carreira e nomeou militares e pessoas sem experiência. Mesmo após inúmeros protestos e ações de indígenas, de servidores da FUNAI, do MPF e até da CNDH, Xavier segue como presidente.

4

Fevereiro 2020

Para a coordenação da FUNAI que lida com povos indígenas isolados, Xavier exonerou o indigenista Bruno Pereira e nomeou Ricardo Lopes Dias, um missionário que, por muitos anos, trabalhou em uma organização evangélica fundamentalista que força o contato com esses povos - o que já dizimou povos inteiros.

Após grande mobilização nacional e internacional, inclusive da Survival, Lopes Dias foi retirado do cargo em novembro de 2020.

5

2019 - presente

Governo apoia o marco temporal e projetos de lei contra os direitos indígenas (como o PL490 e o PL191), e a FUNAI se torna anti-indígena:

  • FUNAI usa apenas 52% dos recursos destinados para enfrentar a pandemia;
  • Quase nenhum avanço em processos de demarcação e zero terras demarcadas;
  • FUNAI impulsiona a impunidade a assassinos de indígenas e indigenistas;
  • Xavier persegue servidores da FUNAI e tenta processar os líderes indígenas Sônia Guajajara e Almir Suruí e intimidar organizações indígenas;
  • FUNAI encoraja o enorme aumento de invasões e consequente violência em terras indígenas.

6

2021 - presente

A "Nova FUNAI" de Bolsonaro e seus aliados tenta acabar com portarias de restrição de uso, um instrumento que legalmente protege terras de povos indígenas isolados que ainda não foram demarcadas.

Após muita pressão nacional e internacional, três portarias foram renovadas - mas duas terras seguem completamente desprotegidas e os indígenas isolados que as habitam podem ser dizimados. #AssinaFUNAI #IsoladosOuDizimados

7

Dezembro 2021

Normativa exclui Terras Indígenas não homologadas de atividades de proteção da FUNAI.

Sem nem cestas básicas sendo distribuídas, aldeias ficam sem auxílio e crianças indígenas passam fome até o STF cancelar a medida em fevereiro 2022.

Outubro 2022

Mais uma "foiçada" na FUNAI: decreto 11.226 tenta desmantelar ainda mais o órgão. Bolsonaro também corta orçamento da SESAI para colocar milhões no corrupto "orçamento secreto".

 

Bônus: frases de Bolsonaro sobre os povos indígenas

“Pena que a cavalaria brasileira não tenha sido tão eficiente quanto a americana, que exterminou os índios.”

“Com toda a certeza, o índio mudou, tá evoluindo. Cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós.”

“Índio não fala nossa língua, não tem dinheiro, é um pobre coitado."

“Se eleito eu vou dar uma foiçada na FUNAI, mas uma foiçada no pescoço."

“Vamos desmarcar [a Terra Indígena] Raposa Serra do Sol. Vamos dar fuzil e armas a todos os fazendeiros.”

Mais frases nesta página.

 

Fontes:

1: http://glo.bo/3ssS65Z / https://bit.ly/3gyX66h / https://bbc.in/3FmtQKe 

2: http://glo.bo/3ssS65Z / https://bit.ly/3Szqjew / http://glo.bo/3VXyc0u 

3: https://bbc.in/3W1G80A / https://bbc.in/3DppGPx / https://apiboficial.org/foraxavier/ / https://bit.ly/3D7mYhm / http://glo.bo/3VT79U5 / http://glo.bo/3st7qzG 

4: https://bbc.in/3f0NL6S / http://glo.bo/3TM4J80 / https://bit.ly/3DuMMoZ / https://bit.ly/3ssUFVF / https://bit.ly/3fcUgng 

5: https://bit.ly/3D000Zo / https://bit.ly/3SDRCoa / https://apiboficial.org/foraxavier/ / https://bit.ly/3TrPOjn / https://bit.ly/3TOcnOQ / https://bit.ly/3eXBYq9

6: https://bit.ly/3KlwcrT / https://bit.ly/3DuFmlB / https://survivalbrasil.org/ultimas-noticias/12714 / https://www.isoladosoudizimados.org/ 

7: https://bit.ly/3N5HKlP / https://bit.ly/3f0PtFk / https://bit.ly/3SDSGbE / https://bit.ly/3zAFlKL 

Bônus: https://svlint.org/FalasBolsonaro 

 

Compartilhe