Esse é o canto sobre a preparação do sagu, alimento fundamental para os indígenas Hongana Manyawa que vivem na floresta da ilha de Halmahera na Indonésia. O cantor é Kasiang Toujou, um indígena Hongana Manyawa.

Kasiang nasceu e passou sua infância na floresta, colhendo sagu das árvores por todo o território. Na década de 1960, o governo da Indonésia invadiu o território e disse aos indígenas Hongana Manyawa que eles eram “culturalmente deficientes” e viviam em “casas sujas”. O governo forçou o contato com muitos indígenas, como Kasiang, e os expulsaram da floresta, deslocando-os para casas permanentes, que os Hongana Manyawa descreveram como “gaiolas”. Devido a esse contato forçado, muitos indígenas morreram de doenças pelas quais não possuíam imunidade.

Agora, os Hongana Manyawa enfrentam outro perigo. Nos últimos anos, a extração de níquel cresceu muito na ilha de Halmahera, associada à demanda global por níquel para baterias de veículos elétricos. Atualmente, a floresta está sendo destruída por empresas de mineração como a Eramet, deixando os indígenas isolados Hongana Manyawa com pouco espaço para sobreviver. Kasiang lamentou a destruição da floresta sagrada de seu povo e como os jovens Hongana Manyawa, que cresceram sem ela, não cantam mais as canções dos seus antepassados. Assim ele descreveu a importância de proteger sua floresta: “O que fazemos não é apenas para agora, mas para as futuras gerações que virão; para nossos filhos e netos - o futuro do povo Hongana Manyawa”.

Kasiang faleceu em 2024, mas os Hongana Manyawa continuam defendendo sua terra e seu modo de vida, cantando suas canções e se conectando à sua floresta.

--

Aja agora! https://svlint.org/YTIsoladosIndonesia

--

Voz Indígena - Vozes inéditas, perspectivas únicas

Mais de cento e cinquenta milhões de homens, mulheres e crianças em mais de sessenta países vivem em comunidades indígenas.

Da Amazônia ao Kalahari, das selvas da Índia à floresta tropical do Congo, Voz Indígena oferece uma plataforma.

Os indígenas são os melhores guardiões do mundo natural, mas experimentam um terrível racismo e uma violência genocida. Suas terras e recursos são roubados em nome do lucro. Seus modos de vida estão sendo deliberada e sistematicamente destruídas.

Aqui eles falam sobre o que importa para eles; assista, ouça e se mobilize.

O mundo precisa dos povos indígenas. Vamos lutar juntos pela sua sobrevivência.

Saiba mais em http://svlint.org/Voz-Indigena