Índia: novo filme sobre indígenas Sentinelese ignora perigo iminente de seus vizinhos isolados

20 novembro 2023

Há cinco anos, John Allen Chau viajou ilegalmente para a ilha onde vive o povo indígena isolado Sentinelese com o objetivo de convertê-los. Sua morte é retratada em pelo menos três filmes. © John Allen Chau/Facebook

Mesmo com o lançamento do novo documentário da National Geographic sobre a morte do missionário John Allen Chau por indígenas isolados Sentinelese, a destruição iminente de um dos seus vizinhos, os indígenas isolados Shompen, e de sua floresta passa despercebida. 

A ilha de Grande Nicobar, localizada ao sul da ilha onde vivem os Sentinelese, é a casa dos Shompen. A maioria dos Shompen recusa contato, mas o governo indiano está planejando um projeto de “megadesenvolvimento” em sua ilha. Acredita-se que algumas das últimas licenças necessárias para o projeto podem ser concedidas a qualquer momento. 

Os indígenas isolados do povo Shompen vivem na ilha de Grande Nicobar. A maioria recusa contato. Se o plano do governo indiano de transformar a ilha onde moram for aprovado, irá destruí-los. © Survival

Se o projeto for adiante, suas florestas serão destruídas, e em seu lugar, as autoridades planejam criar um megaporto, uma nova cidade, um aeroporto internacional, uma estação de energia, uma base de defesa, um parque industrial e zonas turísticas. O governo também planeja trazer cerca de 650.000 pessoas para a ilha, um aumento populacional de quase 8.000%.

Na verdade, o governo indiano planeja transformar a ilha dos Shompen na “Hong Kong da Índia”.

Além do documentário da National Geographic, dois outros filmes sobre o estadunidense Chau estão sendo produzidos.

A diretora de pesquisa e campanhas da Survival International, Fiona Watson, disse hoje: “Pelo enorme interesse da imprensa em Chau, temos a impressão de que a morte de um homem ocidental por indígenas Sentinelese, que estavam defendendo suas vidas e terra, é mais importante do que a destruição iminente de todo um povo indígena.”

“Os Shompen podem ser menos conhecidos do que os Sentinelese, mas com a aprovação iminente deste projeto a ameaça à sua sobrevivência é ainda maior. É impossível imaginar que os Shompen sobreviveriam a uma transformação tão catastrófica de sua ilha. O projeto deve ser cancelado imediatamente. Os Shompen, assim como outros povos indígenas isolados ao redor do mundo, são dependem totalmente de suas terras para sobreviver - se ela é destruída, eles também são.”

Shompen
Povo

Compartilhe